INFORMATIVOS
LINKS
PEDIDOS
LOCALIZAÇÃO
CONTATO
Bem-vindo ao website da BV - Bela Vista!
Selecione o idioma:
INFORMATIVOS
28/05/2012
BV-Bela Vista parabeniza os produtores da Serra da Canastra.


A Bela Vista Produtos Enzimáticos Indústria e Comércio Ltda. parabeniza os produtores da Serra da Canastra de Minas Gerais, pela vitória em conseguir o reconhecimento - Indicação Geográfica de exclusividade na produção do Queijo Minas Artesanal tipo Canastra.
Nos sentimos orgulhosos de ter participado desta conquista, através do suporte técnico dado à Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, pelo nosso especialista Mário Augusto Passos de Paula.

"Está oficializado: o queijo minas artesanal tipo canastra é aquele produzido somente por sete municípios localizados na Serra da Canastra. O reconhecimento - indicação geográfica - foi atestado na sexta-feira passada, durante audiência pública realizada em Medeiros (Centro-Oeste de Minas) pela Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

No evento, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) entregou o Certificado de Indicação Geográfica à Associação de Produtores de Queijo Minas Artesanal da Serra da Canastra (Aprocan), que representa, além de Medeiros, produtores de Piumhi, Bambuí, Tapiraí, São Roque de Minas, Vargem Bonita e Delfinópolis.

O certificado de indicação geográfica foi criado para atestar a identidade própria de produtos característicos de uma região, o que era uma luta da Aprocan para valorizar o setor. Espera-se, com isso, que seja coibida a venda de queijos como sendo canastra, quando na verdade não são produzidos na região.

Autor do requerimento da audiência para acompanhar e discutir a concessão da certificação, o presidente da comissão, deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), defendeu que haja agora um esforço do poder público para facilitar a saída dos produtores de queijo da clandestinidade.

O deputado é autor do Projeto de Lei (PL) 1.702/11, que altera a Lei 14.181, de 2002, estabelecendo que o Estado crie mecanismos financeiros de apoio e incentivo à adequação dos estabelecimentos de produção do queijo minas artesanal e ao desenvolvimento de programas de qualificação técnica do produtor. O parlamentar destacou que o projeto traduz a preocupação com a sanidade animal, prevendo mecanismos para orientar, educar e financiar o produtor de queijo, de forma que ele possa ter um rebanho leiteiro de qualidade.

Ajustes - O vice-presidente da comissão, deputado Fabiano Tolentino (PSD), também destacou a necessidade de outros ajustes para a valorização do setor, sobretudo com adequação do arcabouço legal relativo às condições de produção. O deputado Bosco (PTdoB), da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo, acrescentou que seu avô foi um dos primeiros queijeiros da região e reconheceu a luta constante dos produtores rurais pela melhoria da qualidade.

"Queijo se compra e se produz em qualquer lugar do Brasil, mas hoje posso dizer que o canastra só se produz aqui na região", comemorou o representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Guilherme Gonçalvez Teixeira. Por outro lado, ele também disse esperar que os órgãos fiscalizadores reconheçam o potencial e a capacidade produtiva dos produtores. Fonte: Diário do Comércio adaptado pela Equipe Milknet 03/05/2012"

Fonte: Milknet
Fotos do informativo
 
 
HISTÓRICO DE INFORMATIVOS
13/11/2014 - Automação Industrial
30/08/2013 - Queijos Artesanais de Minas
06/01/2012 - Instrução Normativa 62
16/12/2011 - Décimo Aniversário da APIL
24/11/2011 - Especialista da BV-Bela Vista auxilia tecnicamente a Assembleia Legislativa de MG
18/10/2011 - Fabricação de Queijos com Leite em Pó!
23/08/2011 - Maior queijo do mundo: produtos BV - Bela Vista participaram deste feito.
04/08/2011 - EXPOMAQ 2011
30/06/2011 - Palestra demonstra para empresários laticinistas como obter maior rentabilidade
© - Ideia Good - Soluções para Internet